ACEITAR A JESUS
Introdução: Eu tenho que aceitar a Jesus? Ou Ele é que tem que me aceitar? Baseado neste assunto que é muito polêmico é que resolvi preparar estes textos para abrir a mente de muitas pessoas. O amor e a misericórdia de Deus, especialmente através de Jesus Cristo no Cristianismo, oferecem o perdão dos pecados mediante o arrependimento, a consciência desse amor e misericórdia pode motivar as pessoas a se arrependerem de seus erros e a buscarem uma relação mais próxima com Ele. E nisso o homem que decide servir a Deus, ou não.
Caro leitor, de fato existe essa confusão de termos, onde alguns acham que o termo “aceitar Jesus” estaria contrário ao que a Bíblia ensina. É de fato que a obra de salvação é realizada por Deus, e não está baseada em nenhuma obra humana. Efésios 2:8-9. Então, nesse sentido, não temos como fazer algo que nos dê a salvação, 0 seja, que seja a base da nossa salvação, nenhuma obra nossa pode nos fazer ganhar a salvação, mas neste caso não precisamos fazer nada nesse processo? Ficamos imóveis? E a salvação nos alcança sem qualquer reação da nossa parte? Evidentemente que não. O grande erro na análise da obra de salvação que Deus realiza na vida de uma pessoa é achar que ela não fará nada como resposta ao que Deus está fazendo na vida dela. Deus faz a obra em nós e nos capacita a crer, a tomarmos decisão, a entregarmos nosso coração totalmente a Ele! Essas coisas que nós fazemos, fazem parte da nossa reação ao evangelho pregado, vemos aqui em Mateus 11:28, o convite de Jesus, ao pecador, e este convite até hoje está sendo soado aos ouvidos dos pecadores, mas se o pecador não der ouvido ao convite nem por isso será salvo.
Observe como a Palavra de Deus sobre o evangelho de Jesus Cristo é apresentada a um grande número de pessoas ali no começo de Atos dos Apóstolos. O que elas fazem com aquilo que foi revelado a elas? Atos 4:4. O que essas pessoas aceitaram? A palavra sobre Jesus e, evidentemente, o próprio Cristo, o Salvador, que é o centro dessa palavra revelada.
O termo “aceitar Jesus” não está descrito na Bíblia como queremos, mas a ideia que ele representa está provando que temos que tomar uma decisão, ou seja, as pessoas reagem ao chamado de Deus, aceitando-o! Ou mesmo negando como muitos estão fazendo hoje, Em outro momento parecido, observe que as pessoas também são citadas aceitando a mensagem do evangelho, ou seja, tendo uma reação adequada ao chamado de Deus feito a elas, Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas Atos 2:41. O resultado dessa aceitação é que elas foram consideradas servas de Cristo, logo, aptas para o batismo, e consequentemente, essas pessoas também aceitaram o próprio Cristo, pois Ele não está desvinculado da Palavra! A reação esperada por Deus é crer e aceitar.
Isso nos mostra que a meu ver, não existe nenhum problema com o termo “aceitar Jesus” usado por muitos pregadores que fazem apelos às pessoas, mas evidentemente, quando ele é usado como um chamado para que as pessoas tomem uma postura diante da palavra que ouviram, diante do evangelho que foi apresentado a elas, se realmente houver arrependimento olha aqui em Romanos 10:9 Assim, para aceitar Jesus como Salvador, você precisa crer e confessar. Você pode aceitar Jesus agora mesmo, em qualquer lugar. Desde que acredite usando a fé veja aqui em Hebreus 11:01 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.
Mas também temos que ver que, tem se multiplicado os falsos pregadores que se o uso do apelo para aceitar Jesus for algo apenas emocional, manipulador, sem conteúdo, é evidente que ele não está alinhado aos padrões bíblicos! Não adianta também chamar as pessoas a crerem em Cristo se a Palavra não foi devidamente pregada a elas. Isso acaba gerando pessoas que não compreendem o que estão fazendo! Então, em um cenário como aquele apresentado em Atos dos Apóstolos, onde o evangelho é exposto às pessoas, esse chamado a “aceitar Jesus” não fere o princípio bíblico de salvação pela fé e não por obras, ele significa apenas um chamado a uma decisão e posicionamento, e nesse sentido, todos nós que fomos alcançados pela Palavra, teremos de tomar essa decisão: (Mateus 10:32). O Próprio Jesus nos dando uma lição muito importante.
Dentro desse contexto, “aceitar Jesus” é reconhecer que a salvação é pela fé e totalmente pela graça de Deus, o que leva o pecador a, gratuitamente, reconhecer a grande obra que Deus fez por ele! Esse é o significado correto do termo “aceitar Jesus”!
Todos que são salvos é escolhido desde o ventre de sua Mãe?
Com certeza não, pois se assim fosse não precisávamos esforçar tanto, pois seria esforço de tolo, mas não é assim não, notamos que Deus deixou a nossa escolha caminho estreito ou caminho largo, céu ou inferno, veja aqui em Mateus 7:13-14, neste caso não perca tempo tendo o nome de crente mas está andando em um caminho largo, a escolha é sua, saiba que você tem um Senhor que é Soberano e você deve toda obediência a Ele e bem por isso é que é caminho estreito não deve ser de acordo com a sua vontade e sim a vontade de Deus, nosso Senhor. Quem anda no caminho estreito, automaticamente deve odiar o pecado, não andando de mãos dada com as trevas 1 Coríntios 10:21. Nunca sirva duas mesas.
Somos um povo eleito desde a fundação do mundo nós temos que fazer parte deste povo, Efésios 1:4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; se não obedecer sua Palavra, esqueça que somos eleitos, João 1:11-12 A Graça do Senhor nos alcançou pela sua infinita misericórdia. A Cidade de Nínive estava destinada a destruição, o próprio Deus já tinha decretado esta ruína, mas A Graça do Senhor o alcançou aquela multidão de uma só vês, mais de (120.000), cento e vinte mil pessoas. Jonas 3:5-9, será que todos foram salvos? Com certeza não pois a tendencia do homem é sempre viver na pratica do pecado, mas a frentes muitos deles se desviaram de Deus, e perderão a chance que teve da salvação, pois o pecado faz divisão entre o homem e Deus. Isaías 59:2, e isso entristece muito a Nosso Deus por ser Ele o criador de todas as coisas, e do próprio homem.
Conclusão: Vejo aqui que a decisão correta é eu tomar minha decisão, e não esperar que Deus venha decidir por mim, pois o Salvador do mundo ¨Jesus¨ já provou na cruz o seu amor por todos nós João 3:16, aqui esta a razão que tenho que apressar a entender o AMOR de Deus em todos nós.
- Pastor Hélio Cardoso
- Bento de Abreu SP 16 de Setembro de 2025
- Igreja A Palavra de Cristo